sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Animais Selvagens e a sua Domesticação

Animais Selvagens

Os animais selvagens são aqueles que vivem em florestas e não se adaptam a vida em meio aos seres humanos. Normalmente, os esses animais costumam ser agressivos com a nossa espécie ao defendem os seus territórios.
São exemplos de animais selvagem: tigre, leão, girafa, zebra e lobo. Esses bichos vivem em harmonia com a natureza, fazendo parte de uma cadeia alimentar e desempenhando o seu papel no ecossistema. 
Existem animais selvagens de todos os tipos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos. Diferente do que muitos pensam, o papagaio, o jabuti, a arara e o mico também são animais selvagens, portanto querer domesticá-los, e contribuir para o tráfico de animais, não é a melhor escolha.
Muitos animais selvagens estão correndo o risco de extinção e o homem vem sendo a principal ameaça. Assim, é preciso proteger as áreas onde vivem esses bichos e punir aqueles que colaboraram para o tráfico ilegal de animais.












Domesticação de Animais Selvagens

A domesticação de animais é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas. A domesticação consiste numa relação ecológica do tipo esclavagismo desenvolvido pelos seres humanos associados com outras espécies de seres vivos. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.
Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária.
A domesticação acompanha a História da civilização, sendo benéfica para o desenvolvimento da mesma, porém é extremamente prejudicial à natureza e à ecologia, já que, em contraste com a seleção natural, a domesticação provoca uma seleção artificial de alguns seres vivos em detrimento de outros que o ser humano procura eliminar por considerar hostis à sua sobrevivência. A domesticação, desse modo é um fator de redução da biodiversidade. A agricultura quando vista como praga biológica acarreta a devastação de florestas naturais e em seu lugar são instaladas monoculturas. O habitat e os alimentos de animais selvagens são dessa forma destruídos.
A domesticação acaba sendo ao mesmo tempo benéfica e maléfica ao ser humano, pois este também sofre as conseqüências de problemas ambientais gerados pela domesticação em grande escala.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestica%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário